Certidão de Nascimento: em quais casos é necessário atualizar?

Entenda agora mesmo o que é a certidão de nascimento atualizada e a diferença para a certidão comum

certidao de nascimento atualizada

Saiba como atualizar sua Certidão de Nascimento!

A certidão de nascimento é o primeiro documento jurídico de qualquer pessoa. Assim, sua emissão é obrigatória. Além disso, em tese, ela não possui data de validade. No entanto, em alguns atos da vida civil, é necessário solicitar uma nova emissão do documento, para verificar se houve alguma alteração.

Certamente, você deve ter uma certidão de nascimento, considerando que o registro ao nascer é obrigatório. Mas você já precisou de uma certidão de nascimento atualizada?

Então, mesmo que não tenha mais sua certidão em mãos, você foi registrado e este primeiro documento jurídico será necessário para muitos atos da vida civil, como a emissão do RG.

Atualmente, para alguns desses atos, além de apresentar a certidão de nascimento, você deve apresentá-la atualizada.

Mas o que isso significa? A certidão de nascimento tem data de validade agora?

Se você quiser economizar tempo e deseja resolver seu caso rapidamente, peça a ajuda de nossos especialistas para criar ou ajustar uma estratégia! Clique aqui: https://forms.gle/A7nkJRzGMK27k1V46

Qual a validade da Certidão de Nascimento?

Você deve estar se perguntando: quanto tempo vale a certidão de nascimento?

As certidões de nascimento não possuem data de validade. Assim, aquele primeiro registro que seus pais fizeram logo quando você nasceu será válido para o resto de sua vida. Ou seja, você nunca mais precisará se registrar novamente, como acontece com outros documentos.

O RG, por exemplo, tem um prazo de validade de dez anos. Assim, a cada dez anos você deve fazer uma nova via deste documento.

A certidão de nascimento, por sua vez, permite a confecção de segunda via. No entanto, a finalidade é outra.

No caso do RG, a nova via seria uma atualização do documento devido à necessidade de adequação a um novo contexto social. Desse modo, através da mudança da sua foto, busca-se se aproximar o máximo possível a uma identificação atual.

Além disso, a nova via traz mudanças funcionais. Isso o torna um documento com mais dados. Então, por isso, dentro desse prazo, ele expira e deixa de possuir validade legal.

Já segunda via da certidão de nascimento, por sua vez, não constitui atualização, mas, sim, um pedido de nova emissão do mesmo documento, por motivos de perda, deterioração da certidão de nascimento antiga ou para conferir o estado civil, por exemplo.

O que é certidão de nascimento atualizada?

A certidão de nascimento atualizada é, na prática, a sua certidão de nascimento com informações mais atuais. Além disso, ela expira em 90 dias.

Para ficar mais fácil de entender, imagine que você publicará um livro.. Então, para isso você deve registrar a obra na Biblioteca Nacional, para obter seu ISBN, um número de identificação internacional.

Tal ISBN não mudará. Ou seja, sempre que desejar procurar por aquele livro na Biblioteca Nacional, você pode utilizar aquele número.

Contudo, dez anos depois da publicação do livro, você decide lançar uma edição do livro com uma capa diferente, que só será comercializada por noventa dias.

Assim, a capa dos livros mudará nas diversas livrarias. Entretanto, o ISBN do livro será o mesmo. Inclusive, mesmo com a alteração da capa, não haverá necessidade de realizar novo registro, uma vez que só se registra um livro uma única vez.

Por isso, quando o leitor for a livraria e pedir a versão mais recente do livro, ele receberá a edição com a nova capa. No entanto, se outro leitor for a mesma livraria, passados os 90 dias de comercialização, ele não encontrará a edição especial de seu livro.

Portanto, sua certidão de nascimento é como o ISBN do livro que você registrou na Biblioteca Nacional. Você não precisará fazer uma nova todas as vezes que casar ou se divorciar, por exemplo, assim como não precisa registrar novamente o mesmo livro apenas porque mudou sua capa.

Contudo, em alguns momentos, pode ser que precise de uma “versão nova” da sua certidão, com informações que não estavam naquele primeiro registro. Desse modo, você pode ir até o cartório e pedir a certidão de nascimento atualizada.

Entretanto, essa certidão só será valida por 90 dias. Logo, se você decidir utilizá-la depois desse prazo, não poderá.

Por que a certidão deve estar atualizada?

Absolutamente todas as mudanças que acontecem na sua vida, tais como casamento, divórcio e até mesmo o óbito, por exemplo, são averbadas na certidão de nascimento.

Além disso, alguns atos da vida civil exigem a certidão de nascimento atualizada com informações específicas.

No entanto, o processo de atualização é simples, uma vez que basta você ir ao cartório em que seus pais lhe registraram, pagar uma taxa e solicitar as alterações.

Como atualizar a Certidão de Nascimento?

É normal ter dúvidas de como renovar a certidão de nascimento. Para solicitar a atualização da certidão de nascimento ou, simplesmente, a segunda via da certidão, basta comparecer ao cartório e fazer o requerimento.

Alguns cartórios atendem por telefone ou e-mail. Assim, utilizam esses canais para receber pedidos e enviam o documento novo pelos correios.

Você também pode utilizar o canal oficial da ARPEN Brasil (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais) destinado a qualquer pessoa que queira solicitar 2ª via de certidões e outros serviços, incluindo a emissão de certidão de nascimento digital.

Por fim, independente da forma que você escolha fazer o pedido, lembramos que, se não tiver direito à isenção das custas através do benefícios da justiça gratuita, deverá pagar uma taxa pelo serviço que é fixada pela lei do estado da cidade onde você nasceu.

Um recado final para você!

advogado direito civil

Contrate agora um Advogado especialista em Direito Civil!

Entendemos que compreender as nuances da certidão de nascimento pode parecer complicado. Mas você não precisa enfrentar isso sozinho(a).

Entre em contato com nosso especialista agora mesmo pelo WhatsApp e tire todas as suas dúvidas sobre esse e demais assuntos.

Por mais de uma década, nosso escritório tem se destacado na prestação de serviços jurídicos variados. Contamos com uma equipe dedicada e especializada em diversas áreas.

Acreditamos que o verdadeiro sucesso está em estabelecer conexões genuínas com nossos clientes, tornando o processo jurídico acessível e descomplicado.

Estamos aqui para transformar sua experiência jurídica e construir um futuro mais seguro juntos.

VLV Advogados: Protegendo Seus Direitos, Garantindo Recomeços.

______________________________

Artigo escrito por especialistas do escritório Valença, Lopes e Vasconcelos Advocacia. Atuação na área Cível, Criminal, Previdenciário e de Família | VLV Advogados | CNPJ nº 31.176.249/0001-86 | Registro OAB: 3996/BA.

4.7/5 - (9 votes)
  • VLV Advogados

    👨🏻‍💻 Advogados Especialistas em Diversas áreas do Direito;
    🌎 Mais de 10 anos de atuação e mais de 5 mil cidades atendidas;
    👩🏻‍💼 Atendimento humanizado e ágil de forma online e presencial;
    💙 Somos humanos, somos VLV.

Olá, tudo bom?
Fale conosco no WhatsApp! Rápido e seguro.
Fale Conosco