Como Evitar Fraudes de Cartão de Crédito

Atualmente a fraude em cartão de crédito está cada vez mais comum e mais prático para o fraudador, pois, o mesmo não precisa do cartão, ou da clonagem dele para furtar, basta procurar os dados da conta pela internet. Essa mudança de não precisar do cartão físico alterou a forma como os golpes são aplicados, visto que algumas vezes, o valor do golpe é bem pequeno, fazendo com que o dono do cartão nem note a diferença.

Essa nova estratégia de fraude, fez com que as empresas de cartão de crédito adotassem algumas medidas de controle e segurança. Um método antigo usado pelo administrador de cartão de crédito é quando o cliente compra algo que é diferente do perfil das suas compras, assim para segurança, eles entram em contato com o dono do cartão para confirmar se o mesmo adquiriu o produto/serviço. Entretanto, quanto mais à transação se parecer com as efetuadas pelo dono do cartão, mais difícil é para combater essa fraude.

Outra atitude que a empresa tomou, é o envio de torpedos sobre a compra, assim que o cliente efetua a aquisição, ele é avisado através de uma mensagem no celular e assim consegue entrar em contato com a administradora para cancelar a compra. Essa medida trouxe resultados positivos significativos.

Em dezembro de 2017, o Santander, a Mastercard e a Dafiti, iniciaram testes do Identity Check Mobile, um novo sistema que autentica pagamentos online com o uso da biometria, seja impressão digital ou reconhecimento facial. O objetivo é verificar, de forma segura, a identidade do portador do cartão, sem a necessidade de digitar a senha. Essa medida foi muito eficaz, pois, dessa forma, ficou bem mais difícil do cartão ser fraudado.

Com isso, enquanto as empresas não adotam uma forma mais segura para o cliente não ser vítima de fraude, é importante seguir as orientações de segurança mais abordadas, como:

  • Evitar compras em sites desconhecidos;
  • Nunca passar seus dados para outras pessoas, mesmo que sejam amigos ou parentes;
  • Nunca fornecer ou confirmar informações como CPF e número do cartão para uma pessoa que ligue se identificando como funcionário da central de atendimento da instituição;
  • Nunca gerar uma imagem do cartão, seja por foto ou por scanner. Os dados relevantes para uma compra estão impressas no cartão;
  • Nunca informar os dados de cartão para um site não criptografado. Sites de lojas populares são os mais clonados.

O Escritório de Advocacia Valença, Lopes e Vasconcelos conta com uma equipe especializada em ações contra golpes e fraudes, se você foi vitima de alguma fraude e precisa de auxílio, entre em contato com a nossa equipe e saiba como iremos te ajudar.

Autor: Lara Dias

Entre em Contato com Nosso Escritório
Saiba Mais Sobre a Nossa Equipe
O Que Dizem Nossos Clientes
Conheça Mais Sobre Nossas Áreas de Atuação

Entre em Contato Conosco!

2018-09-11T15:09:21+00:00

Leave A Comment