Como Evitar Fraudes em Compras de Pacotes de Viagens?

Com a expansão da internet em várias áreas, tudo ficou mais prático e fácil, basta um clique para comprar um produto do outro lado do mundo. Atualmente, as pessoas estão optando por pagar as contas, comprar roupas, sapatos, eletrônicos, passagens de avião, entre tantas outras coisas pela internet. Entretanto, isso pode ser perigoso a depender do site que esteja comprando, pois, se não for um site confiável, poderá “cair” em uma fraude.

É muito comum ver promoções irresistíveis de pacotes de viagens para vários lugares, desde cidades perto de você, até outras bem longe, com passagem de ida e volta de avião, hospedagem e algumas vezes até café da manhã incluso. Tudo isso “a preço de banana”. Por isso, é importante verificar se o site é confiável e se o mesmo possui boas referências. Algumas empresas costumam colocar preços bem acessíveis para chamar a atenção do consumidor e no final incluem taxas e outros serviços, o que transforma em um valor maior do que imaginava.

É de suma importância se atentar a alguns detalhes para não ser vítima de fraude. Antes de efetuar uma comprar, averigue se o site possui:

  • Comentários positivos em relação à empresa e aos pacotes de viagens e passagens em sites, ou até mesmo no próprio site da marca.
  • Procurar nas redes sociais da empresa, caso ela possua e no de outras pessoas que falaram sobre o site, ademais buscar referências com amigos e familiares para verificar se eles conhecem.
  • Ficar atento aos valores cobrados pelos pacotes oferecidos pelo site.
  • Verificar se o site disponibiliza de informações importantes como CNPJ, endereço físico, telefone, contato com o consumidor, seja por e-mail, chat e SAC.
  • Analisar se o site possui reclamações nos órgãos de proteção ao consumidor de seu estado, como, por exemplo, no Procon.
  • Antes de informar qualquer dado bancário, verifique se está navegando em um site seguro. Para saber, confira se na barra de endereço do navegador web aparece a imagem de um cadeado.

Após averiguar todas as informações acima mencionadas, confirmar que é um site seguro e decidir comprar algum pacote de viagem, é importante que também se atente a alguns detalhes após a compra.

  • Guarde o comprovante da oferta. Guarde também o “print” da tela com o anúncio do produto, preço, confirmação da compra, envio do pedido e todos os outros detalhes da compra.
  • Caso haja fraude, o consumidor deve entrar em contato com a empresa e exigir a restituição do valor pago ou o envio de tudo o que foi oferecido no pacote, como diz no art. 35 do Código de Defesa do Consumidor.
  • É indicado também registrar o ocorrido por meio de Boletim de Ocorrência.

Além do contato direto com a empresa, o consumidor pode também solucionar a questão por meio da plataforma consumidor.gov.br, através de reclamação ao Procon. Caso nenhuma dessas alternativas tenha resultados, deve-se buscar o judiciário.

O Escritório de Advocacia Valença, Lopes e Vasconcelos conta com uma equipe especializada em ações contra golpes e fraudes, se você foi vitima de alguma fraude e precisa de auxílio, entre em contato com a nossa equipe e saiba como iremos te ajudar.

Autor: Lara Dias

Entre em Contato com Nosso Escritório
Saiba Mais Sobre a Nossa Equipe
O Que Dizem Nossos Clientes
Conheça Mais Sobre Nossas Áreas de Atuação

Entre em Contato Conosco!

2018-09-11T16:41:37+00:00

Leave A Comment