Revisão de Pensão Alimentícia – Passo a Passo | [RECOMENDADO]

Você sabe quando pode solicitar a revisão de pensão alimentícia? Então, saiba mais sobre os detalhes que envolvem o processo!

Entenda quando solicitar a revisão de pensão alimentícia e como você pode fazer para dar entrada nesse processo
Revisão de pensão alimentícia: você sabe quanto tempo demora?

A revisão de pensão é uma forma de alterar o valor da pensão. Contudo, ela só ocorre quando há mudanças significativas nas suas possibilidades financeiras ou nas necessidades de seus filhos. Ademais, é um processo judicial. Portanto, você precisará de um advogado.

Você não está mais conseguindo pagar a pensão? Sabia que é possível pedir a revisão de pensão alimentícia ao juiz?

Então, a pensão alimentícia é um direito dos seus filhos. Assim, ela é  garantida por lei e seu objetivo é dar a eles uma vida digna.

Desse modo, ela cobre gastos com saúde, educação e outras necessidades básicas.

No entanto, se a sua renda diminuir, é possível pedir a mudança do valor pago.

Assim, pensando em te ajudar, preparamos este artigo no qual você aprenderá:

Como é definida a pensão?

Primeiramente, na hora de fixar a sentença, o juiz leva em conta o binômio: Necessidade x Possibilidade. Ou seja, ele avaliará as necessidades dos seus filhos e suas possibilidades financeiras.

Além disso, essa avaliação acontece dentro de um critério de razoabilidade. Ou seja, o juiz avalia o valor a ser pago através da divisão dos gastos do seu filho.

Dessa forma, se houver algum tipo de mudança nesses critérios, existe a possibilidade de solicitar uma revisão do valor da pensão.

Quando eu posso pedir revisão do valor da pensão?

Você perdeu o emprego ou teve um corte significativo em seu salário? Então, isso significa que houve alteração em suas possibilidades financeiras.

Assim, se um evento modificou sua situação financeira, você pode solicitar a diminuição do valor pago.

Além disso, também é possível pedir para diminuir o valor da pensão em casos nos quais a mãe, ou seus filhos, tiveram aumento na renda.

Portanto, tais mudanças nas condições financeiras podem alterar o valor da pensão.

Quanto tempo demora o processo de revisão de alimentos?

Esse processo pode demorar ou ser muito rápido. Assim, tudo depende das demandas que a Vara Cível (ou Vara de Família, em comarcas nas quais existe uma vara especializada) recebe. 

Desse modo, é impossível saber quanto tempo um processo de revisão de alimentos demora. Por isso, é importante contratar um advogado especializado em direito de família e pensão alimentícia.

Isso porque um profissional especializado também é mais competente para garantir que o seu processo ocorra da maneira mais rápida possível.

Além disso, o advogado da família possui amplo conhecimento nessa área. Portanto, ele te ajudará a ter mais chances de êxito no processo.

Por fim, ainda assim, você tem alguma dúvida sobre esse assunto? Precisa da ajuda de algum advogado? Então, entre em contato conosco e converse com a nossa equipe jurídica especializada em direito de família.

Clique AQUI para solicitar um atendimento com um(a) especialista para criar a estratégia do próximo passo que você precisa dar no seu caso.

VLV Advogados

Post relacionados

Deixe uma resposta

    © Copyright VLV Advogados - Todos os direitos reservados.