Blog | Pensão

Capa VLV Blog Divórcio

Especialistas em Divórcio,
Separação, Ação de Guarda,
Pensão Alimentícia.
Especializado para Homens

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Quanto tempo demora o processo de revisão do valor da pensão?

Você pediu a ação revisional de alimentos e está aguardando a resposta do juiz? Saiba mais sobre os detalhes que envolve o processo.

Quanto tempo demora a revisão de pensão?
Quanto tempo leva um processo de revisão de pensão?

 

A revisão de pensão é um recurso utilizado para alterar o valor pago pelo alimentante ao alimentando, quando há alguma mudança significativa nas possibilidades financeiras de quem paga ou nas necessidades de quem recebe. É um processo judicial e exige a presença de um advogado especializado.

A pensão alimentícia é um direito dos seus filhos, garantido por lei e seu objetivo é garantir que seu filho tenha uma vida digna. Desse modo, ela deve garantir o acesso à saúde, educação, lazer e outras necessidades básicas. 

Sendo assim, é sua obrigação, como pai, realizar o pagamento da pensão todos os meses. Caso isso não aconteça, é possível, inclusive, que você seja preso, sendo esta a única prisão por dívidas admitida em nosso sistema jurídico.

No entanto, sabemos as dificuldades que cada um pode ter na vida, além das mudanças repentinas que acontecem sem que as desejemos.

Assim, entendemos que suas condições financeiras podem mudar de repente, te impedindo de cumprir com suas obrigações financeiras. Nesses casos, é possível solicitar uma revisão do valor pago.

Portanto, neste artigo, iremos te explicar quando isso pode acontecer e quanto tempo demora o processo para diminuir o valor da pensão.

Como é definida a pensão?

Na hora de fixar a sentença, o juiz leva em conta o binômio: Necessidade x Possibilidade. Ou seja, ele irá avaliar as necessidades dos seus filhos e suas possibilidades financeiras. Além do mais, essa avaliação acontece dentro de um critério de razoabilidade acerca do valor a ser pago pela divisão dos gastos do seu filho.

Assim, se houver algum tipo de mudança em qualquer um desses critérios, existe a possibilidade de se solicitar uma revisão do valor da pensão.

Quando eu posso pedir para diminuir o valor da pensão?

Você perdeu o emprego ou teve um corte significativo em seu salário? Então isso significa que suas possibilidades financeiras foram alteradas.

Quando isso acontece, dentre outras coisas que modifique o equilíbrio da relação, você pode solicitar ao juiz a diminuição do valor que paga ao seu filho.

Além disso, também é possível pedir para diminuir o valor da pensão em casos nos quais a mãe, ou os próprios filhos, sofrem um aumento na renda.

Tais mudanças nas condições financeiras podem resultar na alteração do valor a ser pago de pensão.

Afinal, quanto tempo demora o processo para diminuir o valor da pensão?

Esse processo pode demorar ou ser muito rápido, tudo vai depender das demandas que a Vara Cível (ou Vara de Família, em comarcas nas quais existe uma vara especializada) recebe. Assim, é impossível saber quanto tempo um processo de revisão de alimentos demora. 

Por isso, é importante que você contrate um advogado competente e especializado em direito de família.

Por ser um profissional especializado, ele também é mais competente para garantir que o seu processo ocorra da maneira mais rápida possível. Além disso, o advogado da família de possui amplo conhecimento nessa área, o que irá te ajudar a ter mais chances de êxito no processo.

Se ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto ou precisar de um advogado para diminuir o valor da pensão, entre em contato com nossos advogados especializados em pensão alimentícia e direito de família agora mesmo!

VLV Advogados

Logo Escritório VLV Advogados
  • Nosso Site
  • Marcações de Atendimentos
  • Segunda – Sexta: 8:00 – 18:00
  • Sábado: 8:00 – 12:00
  • Nossa Equipe
  • CNPJ: 31176249/0001-86
>   Segurança
 
 
 
>   App VLV Advogados
 
 

© 2007-2019 All rights reserved