Dolo Eventual e Culpa Consciente: Significado e Diferenças

Entenda, aqui, o que é o dolo eventual e a diferença entre ele e a culpa consciente. Saiba, também, o que fazer caso seja acusado de um homicídio com dolo eventual.

dolo eventual

Saiba o que é Dolo Eventual!

O homicídio doloso é aquele que existe o dolo, ou seja, o agente teve a intenção de matar a vítima.

Por outro lado, o homicídio com dolo eventual ocorre quando o agente, mesmo sabendo que há risco de matar alguém, prossegue executando alguma ação. Assim, essa pessoa é responsável pelo ato. Ou seja, a pessoa aceita o risco de produzi-lo.

Assim, podemos considerar que são espécies de crimes diferentes. Porém, apesar dessa diferença, eles recebem a mesma pena e são julgados pelo tribunal de júri.

Além disso, esse tipo de dolo também pode se confundir com a culpa consciente. Neste artigo te explicaremos as diferenças e o que fazer nesses casos com agravantes.

Se você quiser economizar tempo e deseja resolver seu caso rapidamente, peça a ajuda de nossos especialistas para criar ou ajustar uma estratégia! Basta clicar neste link: https://forms.gle/GmG5qjiVa2tpoejf7

O que é dolo eventual?

A princípio, o dolo direto se diferencia do eventual porque, no primeiro, a pessoa possui clara intenção de cometer o crime. Já no segundo, por outro lado, você assume o risco de cometer o crime, porém, não tinha intenção de cometê-lo.

Ou seja, você entende que sua conduta pode gerar um crime, mas não se importa com isso, dando continuidade à ação.

Segundo o art. 18 do Código Penal o crime doloso se configura como:

Art. 18 – Diz-se o crime:

Crime doloso

I – doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo;

No Direito, existem duas principais teorias que tratam do dolo: a teoria da vontade e a teoria do assentimento. A primeira sustenta que o dolo ocorre quando o agente tem a intenção direta de cometer um ato ilícito, mesmo que não queira o resultado específico desse ato. Por exemplo, se alguém rouba conscientemente algo de uma loja, essa pessoa está agindo com dolo segundo essa teoria.

Já a teoria do assentimento defende que o dolo acontece quando o agente aceita os riscos de suas ações, mesmo que não queira diretamente produzi-lo. Ou seja, mesmo sabendo que pode causar certo dano, a pessoa aceita o risco de produzi-lo.

Por exemplo, se alguém joga uma pedra em uma janela sabendo que pode quebrá-la, mesmo que não queira quebrá-la especificamente, isso é considerado dolo pela teoria do assentimento.

Ambas as teorias têm suas implicações e são utilizadas para determinar a responsabilidade penal dos indivíduos em diferentes situações. A compreensão desses conceitos é fundamental para a aplicação justa da lei e para garantir a responsabilização adequada dos infratores.

Qual a diferença entre Dolo Eventual e Dolo Direto?

O dolo direto ocorre quando o agente tem a intenção específica de realizar o crime. Por exemplo, se alguém dispara uma arma com a intenção de matar uma pessoa, esse é um caso de dolo direto de homicídio.

Já o dolo eventual ocorre quando o agente, embora não queira diretamente o resultado, assume o risco de produzi-lo. Por exemplo, se alguém dirige em alta velocidade em uma área movimentada, assumindo o risco de atropelar alguém, esse é um caso de dolo eventual de homicídio.

Em suma, a diferença entre dolo eventual e dolo direto está na intenção do agente.

No dolo direto, o agente quer diretamente o resultado. Já no dolo eventual, embora não queira diretamente, ele assume o risco de produzi-lo.

Devido essa diferença central, no geral, o dolo eventual é visto com menor culpabilidade que o direto. No entanto, cada caso tem uma análise específica das circunstâncias.

Qual a diferença entre Dolo Eventual e Culpa Consciente?

A principal diferença é que, no dolo eventual, o agente conhecia e assumia o risco ao praticar a conduta. Já na culpa consciente, apesar de não ter agido com a intenção, sua conduta resultou em danos. 

Na culpa consciente, o agente também prevê o resultado danoso, mas acredita genuinamente que não irá acontecer. Por outro lado, quando o dolo é eventual, a pessoa também não quer o resultado, mas assume o risco ainda assim.

Na culpa consciente, a pessoa acredita tanto em sua habilidade ou sorte, que afasta essa possibilidade de erro e dá continuidade aos seus atos.

Utilizaremos um exemplo para deixar ainda mais clara essa diferença:

Imagine que você está trafegando em uma velocidade acima da permitida para a via, onde, logo à frente, tem uma pessoa atravessando a rua. Você pensa que dá tempo desviar dessa pessoa, porém, não dá, e você acaba atropelando-a. Nesse caso, você deve responder pelo crime na modalidade culposa. Apesar de não querer que isso acontecesse, acarretou um acidade por conta da sua irresponsabilidade.

O que é homicídio com dolo eventual?

O homicídio com dolo eventual é aquele no qual a pessoa tem consciência de que aquela conduta poderá acarretar na morte de alguém. Apesar disso, ela prossegue a ação, assumindo o risco de matar.

Por exemplo: você decide praticar “racha” (aposta de corrida entre carros) no centro de uma cidade bastante movimentada.

Você sabe que, se dirigir em alta velocidade, poderá causar a morte de um eventual pedestre ou de outros motoristas. No entanto, não se importa com este risco e segue com a conduta.

Assim, caso cause um acidente com resultado morte, será um homicídio com dolo eventual, considerando que assumiu o risco de matar outra pessoa com sua conduta.

Quais são os elementos do dolo eventual?

Para os casos desse tipo de dolo, os elementos presentes são:

Quais são as penas previstas no Código Penal para o dolo eventual?

O dolo se trata de um elemento volitivo, ou seja, da vontade do agente. Aos crimes que admitem o dolo sendo eventual, as penas previstas são as do tipo penal doloso, não havendo nenhum tipo de alteração (como redução ou aumento da pena, nem quaisquer benefícios) devido a esse elemento.

Tendo isso em vista, a aplicação da pena depende, principalmente, do crime que foi cometido. Além disso,  juiz (ou juíza) também observará se o agente praticou a conduta com dolo ou culpa.

O que fazer em caso de acusação por crime no trânsito?

Caso você seja acusado de um homicídio no trânsito, é extremamente importante contratar um advogado especialista em direito penal para realizar a sua defesa.

Assim, considerando que não há jurisprudência pacífica acerca dos acidentes de trânsito com morte, seu advogado pode buscar, entre outras possibilidades, a reclassificação do crime como homicídio culposo.

Isso porque, nesse caso, a pena e as consequências seriam extremamente diferentes.

Além disso, ele é o profissional mais qualificado para te defender durante a ação penal, ajudando no levantamento de provas e pensando estrategicamente no processo.

Advogado Especialista em Direito Criminal

Contrate um Advogado Especialista em Direito Criminal!

Um recado importante para você!

Entendemos que compreender as nuances desse tema pode parecer difícil. Mas você não precisa enfrentar isso sozinho(a).

Entre em contato com nosso especialista agora mesmo pelo WhatsApp e tire todas as suas dúvidas sobre esse e demais assuntos.

Por mais de uma década, nosso escritório tem se destacado na prestação de serviços jurídicos variados. Contamos com uma equipe dedicada e especializada em diversas áreas.

Acreditamos que o verdadeiro sucesso está em estabelecer conexões genuínas com nossos clientes, tornando o processo jurídico acessível e descomplicado.

Estamos aqui para transformar sua experiência jurídica e construir um futuro mais seguro juntos.

VLV Advogados: Protegendo Seus Direitos, Garantindo Recomeços.

______________________________________
Artigo escrito por especialistas do escritório Valença, Lopes e Vasconcelos Advocacia. Atuação na área Cível, Criminal, Previdenciário e de Família | VLV Advogados | CNPJ nº 31.176.249/0001-86 | Registro OAB: 3996/BA.

5/5 - (4 votes)
  • VLV Advogados

    👨🏻‍💻 Advogados Especialistas em Diversas áreas do Direito;
    🌎 Mais de 10 anos de atuação e mais de 5 mil cidades atendidas;
    👩🏻‍💼 Atendimento humanizado e ágil de forma online e presencial;
    💙 Somos humanos, somos VLV.

Olá, tudo bom?
Fale conosco no WhatsApp! Rápido e seguro.
Fale Conosco