FURTO SIMPLES | QUAL A DIFERENÇA PARA FURTO QUALIFICADO?

Entenda o que é este crime e qual sua pena. Além disso, saiba o que o diferencia do furto qualificado e do roubo

O que é o furto simples?
O que é o furto simples?

 

O furto simples é caracterizado pela subtração de coisa alheia móvel para si ou para outra pessoa. Logo, é o ato de retirar um bem de outra pessoa para si próprio ou para outra pessoa. Por isso, a pena para esse crime é de reclusão de 1 a 4 anos, além da multa.

O crime de furto é, muitas vezes, confundido com o crime de roubo, por serem muito parecidos. Além dessa confusão, as pessoas também não conseguem diferenciar as espécies de furto, como o furto qualificado e o simples, por exemplo.

Desse modo, pensando em te explicar o que é este crime e como ele se diferencia de sua modalidade qualificada, preparamos este texto no qual você aprenderá:

O que é o furto simples?

É a modalidade de furto na qual não há qualificadores, que aumentam a pena do crime. Além disso, não há privilégio, que pode fazer com que ela seja diminuída. Assim, ele é o crime no qual uma pessoa tira algo de outra.

Logo, aqui, é importante salientar que não existe furto de coisa própria. Ou seja, se um objeto seu está em posse legítima de outra pessoa e você tomá-lo de volta de maneira ilícita, não haverá o crime.

Qual a diferença para o roubo?

O furto é o crime de subtrair para si ou para outros coisa alheia móvel. Por sua vez, o crime de roubo é aquele no qual alguém subtrai algo de outra pessoa mediante violência ou grave ameaça. Assim, a diferença entre os dois crimes é que, enquanto o furto não é realizado mediante violência, o roubo é.

Desse modo, a pena para o crime de roubo é de quatro a dez anos, além da multa.

Qual a diferença entre furto qualificado e simples?

No furto qualificado, a subtração de coisa alheia acontece ou com a destruição ou rompimento de obstáculo; abuso de confiança; através de fraude, uso de chave falsa ou mediante concurso de duas ou mais pessoas, ou seja, pelo menos duas pessoas cometem o crime.

Por suas vez, a modalidade simples do crime prevê apenas a subtração de coisa alheia.

Qual a pena?

Por ser um crime menos gravoso, a pena para este crime é a reclusão de 1 a 4 anos. Além disso, há o pagamento de multa.

Como conseguir a liberdade?

Caso você esteja sendo acusado deste crime, recomendamos que contrate um advogado especialista em direito penal, uma vez que este profissional é o mais qualificado para te acompanhar e pensar estrategicamente o seu processo criminal.

Logo, por conhecer os pormenores da lei penal, ele conseguirá pensar nas melhores possibilidades para te dar mais chances de responder o processo em liberdade, bem como de reduzir a pena ou até mesmo evitar uma condenação.

Por fim, se você ainda tiver alguma dúvida sobre o seu caso, entre em contato com nossa equipe. Desse modo, poderemos te dar todo o encaminhamento necessário para que você tenha a melhor solução para a sua situação.

VLV Advogados.

Post relacionados

Deixe uma resposta

© Copyright VLV Advogados - Todos os direitos reservados.