O crime de homicídio ocorre sempre que uma pessoa tira a vida de outra. Além disso, ele pode ser classificado em diversas categorias, como doloso, culposo, privilegiado e qualificado, por exemplo.
Entretanto, além destas modalidades, o crime pode ocorrer em decorrência de acidentes de trânsito. Por isso, merece explicações à parte.
Desse modo, pensando nisso, preparamos este artigo no qual você aprenderá:
O homicídio culposo é aquele no qual você mata alguém sem a intenção de fazê-lo. Ainda assim, neste caso, age com imperícia, imprudência ou negligência. Ou seja, você comete um erro evitável que culmina na morte de alguém.
Por fim, lembramos que este tipo de homicídio, ao contrário dos crimes dolosos contra à vida, não é julgado no Tribunal do Júri.
Este crime, por sua vez, ocorre quando estão presentes os requisitos do homicídio culposo em um acidente de trânsito com morte.
Assim, neste caso, o motorista dirige sem autorização legal ou o carro está com problema nos freios, por exemplo. Por conta disso, ele acaba tirando a vida de alguém.
Algumas vezes, entretanto, as mortes no trânsito são classificadas como homicídio doloso. Logo, a pena é aumentada e as consequências são mais graves, com o julgamento sendo realizado pelo Tribunal do Júri, por exemplo.
O homicídio culposo é regulado pelo Código Penal. Entretanto, quando ocorre no trânsito, é regulado pelo Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, há uma pequena diferença nas penas para cada crime.
Por um lado, o crime de homicídio culposo comum (fora do trânsito) é a prisão de 1 a 3 anos. Além disso, em alguns casos, a pessoa pode até cumpri-la em regime aberto.
Por outro lado, o homicídio culposo, quando ocorre no trânsito, possui pena de detenção de 2 a 4 anos. Além disso, há a proibição ou suspensão do direito de dirigir.
Então, caso você se envolva em um acidente de trânsito com mortes e seja acusado deste crime, é muito importante que contrate um advogado especializado em direito penal.
Isso porque, além de garantir que você seja julgado por homicídio culposo e não doloso (o que acontece bastante), ele saberá quais as melhores decisões a serem tomadas para que você permaneça em liberdade.
Por fim, ainda assim, você tem alguma dúvida sobre o assunto? Então, entre em contato com nossa equipe especializada em direito penal.
VLV Advogados.