O crime de estelionato é aquele no qual você induz uma pessoa ao erro. Contudo, você faz isso mediante uma fraude que a levará a te entregar um bem ou mesmo uma quantia em dinheiro.
As consequências para quem comete este crime podem variar a depender da existência ou não de situações que possam agravá-lo.
Por exemplo, caso você cometa este crime contra um idoso, a pena será aumentada, uma vez que esta população é mais vulnerável a golpes.
Assim, pensando em te ajudar, preparamos este artigo no qual você aprenderá:
A pena para estelionato é a reclusão de um a cinco anos. Além disso, você pode ter que pagar uma multa também. No entanto, esta pena pode chegar ao dobro se o crime for praticado contra idoso.
Então, caso você seja réu primário, aplica-se a mesma pena aplicada ao furto privilegiado.
Ou seja, se você nunca cometeu um crime, cometeu uma contravenção penal, ou cometeu um crime, mas cumpriu pena há mais de 5 anos, e o prejuízo causado pelo estelionato é de valor pequeno, sua pena será menor.
Além disso, o juiz poderá suspender a pena de reclusão pela detenção, diminuir a pena de um a dois terços ou, até mesmo, aplicar apenas a pena de multa.
Então, caso você seja acusado de ter cometido estelionato, é aconselhável que procure imediatamente um advogado especializado em direito penal, uma vez que este profissional é o mais habilitado para te ajudar a passar por este momento.
Além disso, por conhecer os pormenores do processo penal, o advogado criminalista saberá qual a melhor estratégia a ser utilizada para aumentar consideravelmente as chances de conseguir a diminuição da sua pena ou, até mesmo, a sua liberdade.
Por fim, ainda assim, você tem alguma dúvida sobre o assunto? Então, entre em contato com nossa equipe especializada em direito penal.
VLV Advogados.