A publicação da Emenda Constitucional 66 instituiu o divórcio como a única modalidade legal de separação entre um casal. Assim, saiba que, antes dessa medida, o divórcio era um processo longo e cansativo. Portanto, a Emenda Constitucional simplificou e otimizou o divórcio.
Desse modo, atualmente, o divórcio pode ser rápido, fácil e tranquilo. No entanto, como todos os processos, ele é direcionado pela justiça e por você. Assim, ele também pode se estender por meses. Além disso, pode envolver muitas discussões.
Portanto, pensando em te ajudar, preparamos este artigo no qual você aprenderá:
Por mais que o caso concreto seja importante, o tempo do seu divórcio também depende da modalidade escolhida. Além disso, o regime de bens e a existência de filhos influenciam a rapidez do processo.
Entretanto, a partir da modalidade escolhida, pode-se estimar em quanto tempo sai o divórcio.
Assim, no caso do divórcio extrajudicial, por exemplo, há relatos nos quais o processo começou e terminou no mesmo dia.
No entanto, adiantamos que muito dificilmente um divórcio dura menos de dois meses, quando consensual. Por sua vez, um processo é litigioso dificilmente dura menos de 6 meses, por conta das movimentações no processo.
Ainda assim, é possível afirmar que um casal sem filhos se separa mais rápido que um casal com filhos. Do mesmo modo, o divórcio com partilha de bens leva mais tempo que um processo sem bens.
Algumas atitudes podem agilizar seu divórcio. Dentre elas, conversar com sua esposa, para chegarem a um consenso quanto às etapas do processo, por exemplo.
Além disso, escolher um profissional especialista na matéria é imprescindível para que seu processo seja finalizado o mais rápido possível.
Portanto, saber qual o advogado certo para o divórcio é fundamental para garantir maior segurança para vocês. Além disso, é importante procurar um profissional que tenha disponibilidade para te atualizar sobre o processo e cuidar dos seus interesses.
Por fim, ainda assim, você tem alguma dúvida sobre esse assunto? Precisa da ajuda de algum advogado? Então, entre em contato conosco e converse com a nossa equipe jurídica especializada em divórcio e direito de família.
Além disso, você pode dar uma olhada, também, nos nossos outros conteúdos aqui no blog.
VLV Advogados