Em quanto tempo sai um divórcio?

Entenda como pode ser feita a separação e, além disso, como você pode fazer com que esse processo seja mais tranquilo para você e sua família

Reproduzir vídeo

Você quer saber em quanto tempo sai um divórcio? Bem, tudo depende da modalidade escolhida, porém, a sentença não demora a sair, mesmo em casos de divórcios litigiosos. No entanto, o processo pode demorar a ser finalizado por conta de outras ações, como: guarda, pensão, partilha de bens.

Na publicação da Emenda Constitucional 66, o divórcio foi instituído como a única modalidade de separação entre um casal. Assim, caso você se pergunte em quanto tempo sai um divórcio, saiba que, antes dessa medida, o processo era longo e cansativo. Portanto, a Emenda Constitucional simplificou e otimizou o processo de divórcio.

Desse modo, atualmente, um divórcio pode se rápido, fácil e tranquilo. No entanto, como todos os procesos, ele é direcionado pelas partes envolvidas e pela justiça. Logo, o divórcio também pode se estender por meses e envolver muitas discussões.

Portanto, pensando nas dúvidas que você pode ter sobre o assunto, preparamos este artigo no qual você irá aprender:

  • Em quanto tempo sai um divórcio?
  • O que pode agilizar o processo?

Em quanto tempo sai um divórcio? 

Levando em consideração que tudo depende do caso concreto, a demora ou rapidez do seu divórcio dependerá da modalidade escolhida, se há filhos menores envolvidos e qual o modelo de partilha de bens que regula a união.

Em quanto tempo sai um divórcio? Saiba como agilizar este processo
Você sabe em quanto tempo sai um divórcio?

 

Portanto, considerando a modalidade do processo, pode-se estimar em quanto tempo sai o divórcio.

Assim, no caso do divórcio extrajudicial, por exemplo, há relatos nos quais o casamento foi encerrado no mesmo dia em que iniciou-se o processo.

No entanto, apesar desses casos, adiantamos a você que muito dificilmente um divórcio dura menos de dois meses, quando consensual, e menos de 6 meses quando litigioso, por conta das movimentações no processo.

Ainda assim, é possível afirmar que um casal sem filhos se separa mais rápido que um casal que tenha filhos. Do mesmo modo, o divórcio com partilha de bens leva mais tempo que o divórcio de um casal sem bens.

O que pode agilizar o processo?

Algumas atitudes e cuidados podem agilizar seu divórcio, como conversar com sua esposa para que cheguem a um consenso quanto a todas as etapas do divórcio. Além disso, escolher um profissional especialista na matéria é imprescindível para que o processo seja finalizado o mais rápido possível.

Logo, saber qual o advogado certo para o divórcio, e procurar um que tenha disponibilidade para te atualizar sobre o processo e cuidar dos seus interesses, revela-se fundamental para garantir maior segurança e lisura para as partes.

Ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto ou precisa da ajuda de algum advogado? Entre em contato conosco e converse com a nossa equipe jurídica especializada em divórcio e direito de família.

Você pode dar uma olhada, também, nos nossos outros conteúdos aqui no blog.

VLV Advogados

Post relacionados

Deixe uma resposta

© 2007-2019 All rights reserved